O que é SMS?
SMS (Short Message
Service), também conhecido popularmente como torpedo, é uma das soluções mais utilizadas pelas empresas para se
comunicar com seus clientes.
Com entrega imediata, custo menor que a maioria das mídias e
taxa de abertura de até 98%, é possível impactar 100% dos usuários mobile com
mensagens de texto de até 126 caracteres.
Por isso, o formato segue em constante crescimento, mesmo
com a popularidade de outros canais de mensagem, tornando-se cada vez mais
estratégico na automação de comunicações de pequenas, médias e grandes
empresas.
Você sabia que a LAHAR oferece esse recurso a partir do plano Professional?
Caso ainda não conheça, esse post irá te ajudar a entender o
funcionamento do recurso, como utilizar e boas práticas ☺
Como funciona o envio
de SMS?
Atualmente todos os disparos realizados através do software,
é feito por uma empresa parceira chamada Zenvia.
O Zenvia é uma
grande empresa renomada na área, que segue todas as normas da ANATEL para o
envio das mensagens.
Boas Práticas
● Atenção ao horário de envio:
A ANATEL permite o envio de mensagens publicitárias apenas
de segunda à sexta-feira entre as 09h e 20h.
● Evite usar símbolos:
A codificação da operadora e do celular de seu contato pode
não aceitar símbolos e acentuação, causando assim o risco de má interpretação
de sua mensagem pelo seu contato.
● Nunca compre ou utilize lista de SMS:
Envie SMS apenas para os contatos que optaram por receber
suas mensagens, com isto você irá garantir uma boa reputação da sua marca e
terá uma boa imagem junto aos seus contatos que realmente solicitaram interagir
com você.
O maior motivo de descadastro em uma lista de contatos é a
quantidade de envio, portanto não envie diariamente mensagens para os seus
contatos, bom senso sempre será o melhor caminho a seguir neste quesito.
Apesar de a legislação não ser taxativa neste caso, empresas
comprometidas com o consumidor final respeitam limites, muitas vezes
estabelecidos por elas mesmas. Tudo isso para não inundar a caixa de mensagens
do cliente.
● Cuidado com a
utilização de links:
Toda campanha composta por links passa por uma análise antes
do envio.
Essa análise tem como objetivo garantir que o conteúdo
inserido dentro da URL, não seja conteúdo malicioso ou indevido.
Campanhas com URL sem encurtador de links, passa por uma
análise automática que pode levar até 60 minutos para que seja aprovada e enviada.
Já mensagens que contém links encurtados por ferramentas
como: Bit.ly, Tiny URL e Cuttly passa por uma análise manual, o que acaba
levando um tempo maior para o envio.
● Limite de caracteres:
No mundo inteiro, qualquer mensagem de SMS em massa ou
individual tem sempre um limite máximo de 160 caracteres. Contamos como um
caractere cada letra, número, sinal, ponto e espaços. Esta limitação está
dentro das redes GSM que transportam as mensagens “pelo ar”.
No seu celular, se você digitar uma mensagem maior do que 126 caracteres., o que o aparelho vai fazer é enviar 2 mensagens, com um código especial, para que o aparelho que recebe junte as duas em uma só, fazendo o que chamamos de mensagem longa ou concatenada.
O único problema disso é que quando falamos de envio de SMS
em massa, estamos dobrando a quantidade de mensagens enviadas, e provavelmente
vamos também dobrar o custo da nossa ação. Então o melhor é montar uma mensagem
que seja curtinha mesmo. Até porque as pessoas acabam não lendo textos muito
longos.
Quais as formas de
utilizar o recurso?
Qualquer dúvida entre em contato com a nossa equipe, será um
prazer te ajudar!