A área de segmentação de contatos na LAHAR está de cara nova! Disponibilizamos diversas funcionalidades e agora podemos realizar vários tipos de segmentações complexas, conferindo muito mais assertividade e facilidade para qualificar sua base de contatos.
Dentre as novidades, a LAHAR também passou a criar as listas fixas. Com as listas fixas, a LAHAR cria automaticamente listas para clientes, contatos importados e também para contatos marcados como oportunidades, como você pode observar na imagem a seguir:
Neste artigo iremos lhe ajudar a segmentar uma base de contatos! Para isto primeiro você precisa ter contatos em sua base! Caso sua base ainda não tenha contatos, clique aqui para saber como importar sua base de contatos para a LAHAR.
Siga estas etapas para criar uma base segmentada:
1. Acesse o menu Gestão de Leads > Segmentação de Contatos (conforme imagem abaixo):
2. Clique no botão Criar Lista (conforme imagem abaixo):

3. Configuração da sua segmentação
Nesta etapa você irá definir as regras da sua lista segmentada (conforme imagem abaixo):
a) Defina um nome para sua lista:
- Exemplo: Lista de Prospects
b) Defina o tipo de sua lista:
Selecione Estática para criar uma lista com os leads atuais da sua base, ou selecione Dinâmica para que a cada novo lead que entre em sua base a lista seja atualizada.
A lista estática é uma “fotografia do momento”, ou seja, todas os contatos que estão em sua base naquele momento e que atendem as condições de entrada.
Já a lista dinâmica garante que um novo lead, que atenda à condição de entrada da lista, possa ser atualizado automaticamente (exemplo: caso a condição de entrada seja converter em uma página, após a criação da lista dinâmica todos os leads que converterem nesta página entrarão automaticamente na lista).
c) Defina a visibilidade de sua lista:
Defina quem pode acessar sua base segmentada. Nesta etapa você tem duas oções: Pública (todos os usuários da sua empresa terão acesso a esta lista) ou Privada (apenas você terá acesso a esta lista segmentada).
d) Defina se para entrar na lista é preciso atender TODOS OS GRUPOS de condições de entrada ou QUALQUER GRUPO de condições de entrada:
Essa etapa é muito importante! Caso você selecione TODOS OS GRUPOS de condições de entrada, significa que os leads terão que atender todos os grupos de regras de condições definidas por você.
Já quando selecionar QUALQUER GRUPO de condições, significa que atendendo qualquer um dos grupos de regras definidas, o lead já entrará na lista de segmentação.
4. Configurar o Grupo de Regras
Essa é uma das etapas finais de sua segmentação! No grupo de regras, você poderá escolher regras simples ou complexas para a condição de entrada de seus leads nessa lista. Veja na imagem a seguir:
Exemplo 1: Leads que contém a tag prospect (todos os seus leads que você prospectou e incluiu a tag prospect ao importar):
- Dados do lead / Tags / Contém / prospect
Agora, digamos que no exemplo acima você queira saber os leads que são prospects e são da cidade de São Paulo. Basta manter a condição anterior e clicar em Adicionar condição no mesmo grupo de regras (logo abaixo do ícone com a letra E):
- Dados do lead / Campo do cadastro / Contém / Cidade / São Paulo
Veja como ficaria o exemplo 1 na ferramenta:
Muito bem, agora vamos para um exemplo um pouco mais complexo? Veja a seguir.
Exemplo 2: Leads que contém a tag prospect, são de São Paulo, abriram seu e-mail marketing de marketing digital e ainda não são oportunidades:
- Dados do lead / Tags / Contém / prospect
- Dados do lead / Campo do cadastro / Contém / Cidade / São Paulo
- Email Marketing / Marketing Digital 2018 / Abriu o e-mail
- Funil / Estágio do funil / Não é / Oportunidade
Agora veja como ficaria na ferramenta:
Vamos a mais um exemplo interessante?
Agora vamos pegar todos os seus leads que possuem “gov” no e-mail e são oportunidades OU aqueles que estão com a tag “Órgãos públicos” e são oportunidades.
Exemplo 3: Leads que contém “gov” no e-mail e são oportunidades OU leads que contém a tag “Órgãos públicos” e são oportunidades:
- Dados do lead / Campo do cadastro / Email / Contém / gov
- Funil / Oportunidade / O lead é uma / Oportunidade
OU
- Dados do lead / Tags / Contém / Órgãos públicos
- Funil / Oportunidade / O lead é uma / Oportunidade
Neste caso, você pode deixar marcado QUALQUER GRUPO, para que a lista puxe leads que atendam qualquer um dos grupos de regras de condição de entrada.
Veja a seguir como ficaria na ferramenta:

Um recurso também muito utilizado é a lista segmentada de contatos não impactados por algumas campanhas, que pode, por exemplo, ser usada para reenviar uma campanha para todos os contatos que não foram impactados por suas campanhas anteriores, veja abaixo:
Exemplo 4: Agora é possível segmentar seus contatos a partir do sexo e data de nascimento:
Vamos supor que você queira criar uma lista segmentada dos aniversariantes do dia que são do sexo masculino.
- Dados do lead / data de nascimento e selecionar a opção aniversariantes do dia
E então adicione uma condição para que estes aniversariantes do dia sejam do sexo masculino.
- Dados do lead / campo de cadastro / contém / masculino
Exemplo 5: Adicionar a opção "OU" dentro de seus grupos de regras:
Esta opção traz maior flexibilidade nas segmentações dentro da LAHAR. Por exemplo:
Você quer que contatos que são oportunidades ou vendas OU que seus contatos com base no lead scoring tenham perfil A ou perfil B, entrem na sua segmentação.
Além destes exemplos, a LAHAR oferece muitas outras opções de segmentação, como filtrar através de dados do lead, através do estágio do lead no funil de vendas (se é um lead, uma oportunidade ou venda), através de conversões em páginas específicas ou landing pages criadas na LAHAR, através de cliques ou aberturas de e-mail em uma campanha de e-mail marketing ou em um fluxo de automação, dentre muitas outras opções!
Fique à vontade para explorar todas as nossas opções de segmentação!
5. Testar segmentação
Neste item você pode usar a funcionalidade Testar Segmentação onde você saberá o resultado da sua lista segmentada antes mesmo de salvar. Orientamos que clique em testar para validar o resultado e após isto clique em Salvar.
Pronto! Agora você tem uma lista segmentada para utilizar na LAHAR.