As landing pages são páginas que apresentam um formulário de conversão, sendo muito comum oferecer algum material gratuito, como e-books ou vídeo aulas, em troca do e-mail do visitante.
Há ainda a possibilidade de pedir um orçamento ou mesmo efetuar compras. Se você quer entender melhor o que é uma Landing Page e como você pode usá-la na sua estratégia de Marketing Digital, acesse o tópico O que são as Landing pages? Para que servem?
Abaixo temos o passo a passo para você criar a sua Landing Page:
Acesse no menu superior a opção [Geração de Leads] e clique na opção [Landing Pages]
Clique no botão [+Criar Landing Page]. Em seguida será possível escolher entre duas formas de criar a sua landing page: Modelos Pré-Definidos (Edição clássica da LAHAR) e Drag and Drop (Edição Arrasta e Solta)
Neste conteúdo vamos falar sobre a criação na forma Drag and Drop.
O modelador de está dividido em 3 etapas, veja abaixo o que fazer em cada uma delas:
A primeira etapa é chamada de "ESCOLHER MODELO", nessa etapa você irá definir o nome da sua Landing Page e o modelo que irá usar para criação.
Existem diferentes modelos que foram desenvolvidos pela LAHAR para você utilizar de acordo com suas necessidades e objetivos.
Depois de selecionado clique no botão [Salvar e Continuar] para avançar para a próxima etapa.
A próxima etapa é chamada de "EDITAR LANDING PAGE". Nela você irá definir e editar todo o conteúdo da sua Landing Page. Nela você poderá trabalhar com os itens a seguir:
CONTEÚDO:
Os conteúdos sãos os itens que você poderá trabalhar dentro da sua landing page. Entre eles temos:
Título - Este conteúdo é indicado para textos que devem ter mais destaque. As possibilidades de edição são mais restritas.

Texto - O conteúdo de texto pode ser utilizado em diversas situações e existe diversas possibilidades de edição.
Imagem - O conteúdo de imagem pode ser utilizado para agregar um elemento visual à landing page, torná-la mais atraente e personalizada.
Este tipo de conteúdo deve ser utilizado também para a aplicação de GIFS personalizados.
Para conferir nossas sugestões de tamanhos para imagens, clique
AQUI
Botão - Você deve utilizar o conteúdo de botão quando desejar indicar uma ação em sua landing page, como por exemplo, mais informações sobre um determinado produto ou serviço. É possível editar a cor do botão, a fonte, as suas dimensões, preenchimento e bordas.
Divisor - O divisor é um conteúdo indicado para separar seções ou então dar destaque para conteúdos. Ele pode ser utilizado como uma espécie de borda. É possível editar a sua cor, espessura, largura e também definir se ele será sólido, pontilhado ou tracejado.
Distanciador - Este conteúdo tem a função de aumentar a distância entre os elementos da landing page. É possível editar a sua largura.
Redes sociais - O conteúdo de redes sociais deve ser utilizado para divulgar os seus canais como Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, Site e outros. É possível escolher visuais pré-estabelecidos e selecionar quais canais serão apresentados.
Além disso, você também pode incluir ícones personalizados.
HTML - O conteúdo HTML é indicado para a aplicação de conteúdos como o Pixel do Facebook, o código do Google Tag Manager, mapas do Google Maps e outros.
ATENTE-SE: O uso de seu próprio código pode afetar a maneira como a mensagem é renderizada. Certifique-se de usar HTML correto e responsivo.
DICA: Não inclua o bloco HTMl como último elemento da sua landing page, opte por incluí-lo abaixo do formulário.
Vídeo - O conteúdo de vídeo é ideal para apresentar conteúdo visual mais dinâmico. Compartilhe vídeos da sua empresa, produto ou serviço em questão. Para adicionar o vídeo é necessário possuir uma URL de compartilhamento, para isso o vídeo precisar estar em uma plataforma de compartilhamento como o
Youtube e
Vimeo ou então no Google Drive, por exemplo.
É possível apresentar o vídeo em miniatura, embutido e vídeo hospedado.
Formulário - O formulário é um dos elementos essenciais da landing page. Ele deve ser utilizado para captar novos leads e conversões. É possível definir quais as informações que deseja captar, assim como as dimensões e cores dos campos e do botão.
Ícones - Os ícones são mais uma possibilidade de aplicar conteúdos visuais. A ele você pode atrelar links e/ou textos. É possível editar a imagem que será utilizada como ícone, suas dimensões e outros.
Menu - O conteúdo de menu é indicado para compartilhar textos com links diferentes na mesma linha. Estes links podem direcionar para: Abrir página na Web, Enviar Email, Telefonar, Enviar SMS e Link Interno. É possível editar a cor do texto, a cor do link, o tamanho e a fonte, entre outros.
Adesivo - Os adesivos são elementos visuais animados com o fundo transparente. O banco de adesivos utilizados é o GIPHY. É possível editar as dimensões do adesivo e também vinculá-lo a alguma ação como: Abrir página na Web, Enviar Email, Telefonar, Enviar SMS e Link Interno.
Gifs - Os gifs também são elementos visuais animados, mas, diferente dos adesivos, o fundo não é transparente. O banco de gifs utilizados é o GIPHY. É possível editar as dimensões do gif e também vinculá-lo a alguma ação como: Abrir página na Web, Enviar Email, Telefonar, Enviar SMS e Link Interno.
LINHAS:
As linhas são outro elemento necessário para montar e/ou editar na sua landing page. Pode-se entender as linhas como seções.
Essas seções podem ter uma ou mais colunas. Estas colunas podem ser diferentes dimensões.
É necessário aplicar as linhas na landing page para então incluir os conteúdos que desejar.
Aqui as possibilidades de edição são diversas. É possível incluir uma imagem no fundo da linha ou então optar por uma cor. Você também poderá editar a cor de fundo do conteúdo.
CONFIGURAÇÃO:
A configuração é o terceiro elemento de edição de uma landing page. Neste elemento você poderá editar:
- A largura da área do conteúdo. Recomendamos que tenha no mínimo 950 px.
- O alinhamento da área do conteúdo.
E para encerrar o processo de criação da Landing Page na última etapa você deve ajustar todas as configurações da página, abaixo vemos cada item a ser configurado:
Identificação: Nessa área você irá definir qual será o endereço da sua página, onde recomendamos usar os mesmos termos do título da sua página.
Opções avançadas da URL: É o endereço que a Canonical Tag irá apontar e a Meta Description que é utilizada para indexar dos buscadores como o Google.
Ações do formulário: Nessa área você irá definir quais as ações que irão ocorrer logo em seguida a conversão do seu visitante, podendo selecionar se deseja ou não que seja exibida uma mensagem na tela do visitante e se deseja redirecionar o visitante para outra página após a conversão.
Tags do Contato: Usando essa opção você define uma Tag que será atribuída ao visitante assim que realizar a conversão, recomendamos o uso de Tags principalmente para quem deseja segmentar a sua base de contatos.
Notificações e Conversões: Utilize essa opção caso você deseja que um e-mail receba uma notificação toda vez que houver uma nova conversão nessa Landing Page.
E-mail de agradecimento: Utilize essa opção caso você desejar enviar um e-mail para o Lead que acabou de converter na Landing Page no momento em que a conversão é realizada, um exemplo de uso dessa opção é quando você promete na Landing Page o envio de algum "presente" para o visitante, então você pode usar essa opção para enviar o "presente" assim que a conversão for realizada.
Configuração de Políticas de Proteção de Dados: Utilize está opção para captar o consentimento dos leads para a utilização de dados. Está configuração está ligada à LGPD. Você poderá optar por Consentimento e ou Double opt-in.
Para concluir a criação da Landing Page clique agora no botão [Salvar e Sair].
Veja que a sua Landing Page ainda não está no ar, para isso você precisa clicar no botão [Publicar] para que a página tenha seu status alterado de Não Publicado para Publicado.
Qualquer dúvida entre em contato com a nossa equipe, será um prazer te ajudar!