O módulo webhook do Ramper
Pipeline (Linkseller) nos
permite
configurar o envio personalizado de
diversas informações para outras
ferramentas.
Com esse poderoso
recurso
podemos definir em qual situação, e em
qual
funil e etapa do Ramper
Pipeline queremos
que um lead seja enviado para o Ramper
Marketing.
Vamos entender melhor o que é, como funciona e como
configurar um webhook
no Ramper Pipeline?
O que é um Webhook?
Webhook é uma tecnologia que
permite a troca de informações (dados)
entre duas ferramentas (aplicações)
distintas, sem vínculo nativo.
O envio ou recebimento de
informações (dados) ocorre quase que
imediatamente, assim que o evento
configurado (gatilho) definido ocorrer em
uma das aplicações.
Quais ações
(Gatilhos)
podemos configurar no webhook
do
Ramper Pipeline?
Quais ações
(Gatilhos)
podemos configurar no webhook
do
Ramper Pipeline?
Oportunidade foi adicionada
Assim que uma oportunidade (negócio)
for adicionada em qualquer funil e
etapa, o
lead será enviado/atualizado no Ramper
Marketing.
Oportunidade foi editada
Assim que uma oportunidade (negócio)
for editada em qualquer funil e etapa,
o lead
será enviado/atualizado no Ramper
Marketing.
Oportunidade trocou de etapa
Assim que uma oportunidade (negócio) trocar
de etapa em qualquer funil, o lead será
enviado/atualizado no Ramper Marketing.
Oportunidade entrou na etapa definida
Assim que o uma oportunidade entrar
em uma etapa de um funil específico,
será
enviado/atualizado no Ramper Marketing.
Quais campos podemos
integrar?
Ramper Pipeline
Como a configuração do webhook é
feito no Ramper Pipeline, os campos
nativos dessa ferramenta, inclusive os
campos adicionais, estarão disponíveis
para seleção dentro de uma caixa suspensa,
conforme exemplo abaixo:

Ramper Marketing
Campos nativos
A maioria dos campos nativos do Ramper Marketing podem ser vinculados via webhook. São eles:
A maioria dos campos nativos do Ramper Marketing podem ser vinculados via webhook. São eles:
- email_contato
- nome_contato
- sobrenome
- nome_empresa
- cargo
- site_empresa
- site_contato
- setor
- tel_fixo
- tel_empresa
- email_empresa
- tel_celular
- anotacoes
- tags
- twitter
- facebook
- facebook_empresa
- linkedin
- cidade
- estado
- endereco_empresa
- dtaniversario
- sexo
- motivo_perda
- token_api_lahar
- nome_formulario
Importante! A
nomenclatura do campo deve ser da forma
como está listada acima. Então, se
quisermos integrar o campo celular,
por exemplo, devemos escrever tel_celular
Campos personalizados
Primeiramente temos que ter o
campo personalizado criado no Ramper
Marketing. Caso não saiba
como fazer isso, é só clicar no link
abaixo 😉
Para vincular um campo
personalizado no webhook iremos utilizar o
token desse campo. Para localizar o token, basta seguir o seguinte passo a
passo:
- Posicione-se no menu Geração de Leads e depois clique em Campos Personalizados:
- Posicione-se no campo desejado, clique em Ações, depois em Editar:
- Copie o Token do campo personalizado:
Configurando o webhook
Ramper Pipeline
- Na tela inicial, passe o mouse sobre ⚙ Gerenciar e clique em 🔌Integrações.
- Na tela seguinte, no menu Webhooks, clique no botão 📝Adicionar/Editar.
- Na próxima tela, clique em Adicionar Webhooks:
- Nesse passo vamos definir:
- Gatilho Do WebhookOportunidade foi aficionada; Oportunidade foi editada; Oportunidade trocou de Etapa; ou, oportunidade entrou na Etapa definida. Conforme explicado anteriormente nesse artigo.a.1 Etapa da Venda:Caso tenha selecionado Oportunidade entrou na Etapa definida, será necessário selecionar o funil e etapa.
- Título do Webhook
Dê um nome intuitivo, que seja de fácil identificação no futuro. - URL de destino
Insira a seguinte URL para enviar aoRamper Marketing: https://app.lahar.com.br/api/conversions
Clique em Salvar e vamos para o próximo passo. - No passo ⚙ Avançado, vamos configurar:
- Gravar um registro em "Eventos ocorridos"? (Sim/Não)Grava um registro sobre a execução do Webhook na oportunidade do Ramper Pipeline. Por padrão esse campo vem selecionado com "Sim".
- Enviar dados no formato
Iremos selecionar a opção POST. - Configurar Campos
Vamos selecionar a opção Exibir: configurar campos e clicar em Incluir: Campo do sistema para cada campo cadastrado no Ramper Pipeline que desejamos integrar com o Ramper Marketing; ou então, Incluir: Campo manual (texto) para cada campo de texto livre que desejamos enviar para o Ramper Marketing.Como preencher os campos
Na coluna * Enviar com o nome (lado esquerdo) vamos preencher (digitar/colar) o nome do campo Ramper Marketing, conforme explicado anteriormente esse artigo.
Na coluna * Usar o campo: (lado direito) selecione o campo do Ramper Pipeline, caso tenha escolhido Incluir: Campo do sistema, ou então, caso tenha escolhido Incluir: Campo manual (texto), digite/cole o valor que deseja passar naquele campo do Ramper Marketing.
No exemplo (imagem) acima temos os três campos obrigatórios que devem ser configurados:
email_contato
É o email e chave primária do contato no Ramper Marketing.
token_api_lahar
É o token identificador único da sua conta Ramper Marketing. Clique aqui para saber como encontra-lo.
nome_formulario
É o nome da conversão que será registrado no cadastro do contato no Ramper Marketing, como por exemplo, Conversão Ramper Pipeline - Funil Padrão Etapa Negociação, ou, RP - Entrou no funil padrão etapa Negociação.
O texto é livre desde que esteja dentro do limite de 100 caracteres.
Enviando Campos personalizados (Ramper Marketing)
Para enviar campos personalizados (Ramper Marketing) via webhook, vamos precisar do token desse campo, conforme explicado anteriormente nesse post.
Cole o token na coluna * Enviar com o nome (lado esquerdo), depois selecione o campo do Ramper Pipeline ou valor que deseja que esse campo receba no Ramper Marketing. Por exemplo:Enviando TAGs
Para enviar TAGs selecione a opção Incluir Campo manual (Texto). Depois preencha a coluna
* Enviar com o nome (lado esquerdo) com o campo tags, e na coluna * Valor do campo manual (lado direito) escreva o valor das tags que deseja passar, caso queira passar mais de uma tag, separe os valores por vírgula:IMPORTANTE! Não use acentuação ou caracteres especiais em suas TAGs. - Enviar apenas os campos configurados (acima)
Nessa integração apenas os campos configurados no passo 5.c serão enviados, então, podemos deixar essa opção marcado com Sim.
Assim finalizamos a configuração do Webhook Ramper Pipeline.
É possível configurar quantos Webhooks quiser e sempre que o gatilho de um webhook for disparado, o Lead será enviado ao Ramper Marketing.
Ficou com alguma dúvida? 🤔
Chame nossa equipe de suporte no chat, estamos á disposição para atende-los 😊
Chame nossa equipe de suporte no chat, estamos á disposição para atende-los 😊