O módulo webhook do Ramper Pipeline (Linkseller) nos permite configurar o envio personalizado de diversas informações para outras ferramentas.

Com esse poderoso recurso podemos definir em qual situação, e em qual funil e etapa do Ramper Pipeline queremos que um lead seja enviado para o Ramper Marketing.

Vamos entender melhor o que é, como funciona e como configurar um webhook no Ramper Pipeline? 


O que é um Webhook?


Webhook é uma tecnologia que permite a troca de informações (dados) entre duas ferramentas (aplicações) distintas, sem vínculo nativo.

O envio ou recebimento de informações (dados) ocorre quase que imediatamente, assim que o evento configurado (gatilho) definido ocorrer em uma das aplicações.


Quais ações (Gatilhos) podemos configurar no webhook do Ramper Pipeline?

Oportunidade foi adicionada

Assim que uma oportunidade (negócio) for adicionada em qualquer funil e etapa, o lead será enviado/atualizado no Ramper Marketing.

Oportunidade foi editada

Assim que uma oportunidade (negócio) for editada em qualquer funil e etapa, o lead será enviado/atualizado no Ramper Marketing.

Oportunidade trocou de etapa


Assim que uma oportunidade (negócio) trocar de etapa em qualquer funil, o lead será enviado/atualizado no Ramper Marketing.

Oportunidade entrou na etapa definida


Assim que o uma oportunidade entrar em uma etapa de um funil específico, será enviado/atualizado no Ramper Marketing.

Quais campos podemos integrar?


Ramper Pipeline


Como a configuração do webhook é feito no Ramper Pipeline, os campos nativos dessa ferramenta, inclusive os campos adicionais, estarão disponíveis para seleção dentro de uma caixa suspensa, conforme exemplo abaixo:

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Ramper Marketing


Campos nativos

A maioria dos campos nativos do Ramper Marketing podem ser vinculados via webhook. São eles:
  • email_contato
  • nome_contato
  • sobrenome
  • nome_empresa
  • cargo
  • site_empresa
  • site_contato
  • setor
  • tel_fixo
  • tel_empresa
  • email_empresa
  • tel_celular
  • anotacoes
  • tags
  • twitter
  • facebook
  • facebook_empresa
  • linkedin
  • cidade
  • estado
  • endereco_empresa
  • dtaniversario
  • sexo
  • motivo_perda
  • token_api_lahar
  • nome_formulario
Importante! A nomenclatura do campo deve ser da forma como está listada acima. Então, se quisermos integrar o campo celular, por exemplo, devemos escrever tel_celular


Campos personalizados

Primeiramente temos que ter o campo personalizado criado no Ramper Marketing. Caso não saiba como fazer isso, é só clicar no link abaixo 😉


Para vincular um campo personalizado no webhook iremos utilizar o token desse campo. Para localizar o token, basta seguir o seguinte passo a passo:

  1. Posicione-se no menu Geração de Leads e depois clique em Campos Personalizados:

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  2. Posicione-se no campo desejado, clique em Ações, depois em Editar:
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  3. Copie o Token do campo personalizado:

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Configurando o webhook


Ramper Pipeline


  1. Na tela inicial, passe o mouse sobre ⚙ Gerenciar e clique em 🔌Integrações.

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  2. Na tela seguinte, no menu Webhooks, clique no botão 📝Adicionar/Editar.

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  3. Na próxima tela, clique em Adicionar Webhooks:

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  4. Nesse passo vamos definir:

    1. Gatilho Do Webhook 
      Oportunidade foi aficionada; Oportunidade foi editada; Oportunidade trocou de Etapa; ou, oportunidade entrou na Etapa definida. Conforme explicado anteriormente nesse artigo.

      a.1 Etapa da Venda:
      Caso tenha selecionado Oportunidade entrou na Etapa definida, será necessário selecionar       o funil e etapa.
    2. Título do Webhook
      Dê um nome intuitivo, que seja de fácil identificação no futuro.
    3. URL de destino
      Insira a seguinte URL para enviar ao

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    Clique em Salvar e vamos para o próximo passo.
  5. No passo ⚙ Avançado, vamos configurar:
    1. Gravar um registro em "Eventos ocorridos"? (Sim/Não)
      Grava um registro sobre a execução do Webhook na oportunidade do Ramper Pipeline. Por padrão esse campo vem selecionado com "Sim".
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    2. Enviar dados no formato

      Iremos selecionar a opção POST.

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    3. Configurar Campos

      Vamos selecionar a opção Exibir: configurar campos e clicar em Incluir: Campo do sistema para cada campo cadastrado no Ramper Pipeline que desejamos integrar com o Ramper Marketing; ou então, Incluir: Campo manual (texto) para cada campo de texto livre que desejamos enviar para o Ramper Marketing.
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      Como preencher os campos

      Na coluna  * Enviar com o nome (lado esquerdo) vamos preencher (digitar/colar) o nome do campo Ramper Marketing, conforme explicado anteriormente esse artigo. 

      Na coluna * Usar o campo: (lado direito) selecione o campo do Ramper Pipeline, caso tenha escolhido Incluir: Campo do sistema, ou então, caso tenha escolhido Incluir: Campo manual (texto), digite/cole o valor que deseja passar naquele campo do Ramper Marketing.


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      No exemplo (imagem) acima temos os três campos obrigatórios que devem ser configurados:

      email_contato
      É o email e chave primária do contato no Ramper Marketing.

      token_api_lahar 
      É o token identificador único da sua conta Ramper Marketing. Clique aqui para saber como encontra-lo.

      nome_formulario
      É o nome da conversão que será registrado no cadastro do contato no Ramper Marketing, como por exemplo, Conversão Ramper Pipeline - Funil Padrão Etapa Negociação, ou, RP - Entrou no funil padrão etapa Negociação. 
      O texto é livre desde que esteja dentro do limite de 100 caracteres.


      Enviando Campos personalizados (Ramper Marketing)

      Para enviar campos personalizados (Ramper Marketing) via webhook, vamos precisar do token desse campo, conforme explicado anteriormente nesse post.

      Cole o token na coluna * Enviar com o nome (lado esquerdo), depois selecione o campo do Ramper Pipeline ou valor que deseja que esse campo receba no Ramper Marketing. Por exemplo:
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      Enviando TAGs

      Para enviar TAGs selecione a opção Incluir Campo manual (Texto). Depois preencha a coluna 
      * Enviar com o nome (lado esquerdo) com o campo tags, e na coluna * Valor do campo manual (lado direito) escreva o valor das tags que deseja passar, caso queira passar mais de uma tag, separe os valores por vírgula:
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      IMPORTANTE! Não use acentuação ou caracteres especiais em suas TAGs.
    4. Enviar apenas os campos configurados (acima)
      Nessa integração apenas os campos configurados no passo 5.c serão enviados, então, podemos deixar essa opção marcado com Sim.
Assim finalizamos a configuração do Webhook Ramper Pipeline.
É possível configurar quantos Webhooks quiser e sempre que o gatilho de um webhook for disparado, o Lead será enviado ao Ramper Marketing.


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