O que é Ramper Pipeline (LinkSeller)? 


Ramper Pipeline (LinkSeller) é um sistema CRM de vendas brasileiro para pequenas e médias empresas, que desejam um sistema fácil de usar, versátil, e focado em aumentar as suas vendas.


Como funciona a integração?


Ramper Marketing (Enviando) >>> Ramper Pipeline (Recebendo)


O envio de informações dessa integração é feito através do módulo de Automação de Marketing por meio de uma das ações que é Enviar o lead para URL de integração do Ramper Pipeline, com essa opção é possível definir para qual funil e em qual etapa do Ramper Pipeline (Linkseller) será enviado o lead com suas informações já registradas no Ramper Marketing (LAHAR).

Podemos configurar os seguintes gatilhos:

  • "Converteu na página..." que são conversões do lead em:

    • Landing pages
    • Formulário externo
    • Integração de formulários externos (Site próprio)
    • Integração com outras ferramentas

      Por exemplo, podemos criar uma landing page de "Solicitação de orçamento" e definir a conversão nessa landing page como o gatilho de envio do lead para o Ramper Pipeline na etapa "Solicitou orçamento" de um funil X.

  • "Entrou na lista":

    Nesse caso estamos falando de segmentação de contatos onde podemos fazer diversas listas filtrando os grupos de contatos por características específicas, seguem alguns exemplos:

    • Leads que clicaram num determinado link de um email.
    • Leads que abriram um email específico.
    • Leads que possuem uma ou mais TAGs cadastradas.
    • Leads que possuem uma determinada pontuação no Lead Scoring.
    • Leads que possuem um determinado perfil de Lead Scoring (A, B, C ou D).

      Um exemplo prático pode ser o seguinte, criamos uma lista segmentada filtrando os leads que possuem perfil A no Lead Scoring e usamos essa lista como gatilho de envio do lead para o Ramper Pipeline, na etapa "Lead Qualificado", de um funil X.



Ramper Pipeline (Enviando) X Ramper Marketing (Recebendo)


A integração no sentido de volta é feita no Passo 4 - Conversão das configurações no Ramper Pipeline. 

Nela podemos configurar de forma simples se queremos que o Pipeline retorne uma conversão para o Marketing caso o lead seja ganho ou perdido em um funil específico.
Dessa forma podemos trabalhar com a segmentação desses leads no Ramper Marketing e fazer ações específicas para leads ganhos ou perdidos. Seguem alguns exemplos simples:

  • Ganhos 

    Boas Vindas/Onboarding
    : Configurar um fluxo de automação de marketing que irá nutrir o lead ganho como emails de boas vindas e onboarding

    Pesquisa de satisfação: Configurar um fluxo de automação de marketing enviando uma pesquisa de satisfação para os leads em um determinado tempo após terem sido ganhos, ou, logo após finalizar o fluxo de boas vindas.

  • Perdidos

    Recuperação/Promoção:
    Segmentar leads perdidos e nutri-los através de campanhas de email marketing com promoções ou novidades.

    Cupom de desconto:
    Configurar um fluxo de automação de marketing enviando um cupom de desconto para leads perdidos há um determinado tempo.

Também é possível fazer envios de informações mais elaboradas através do Webhook do Ramper Pipeline. Clique aqui para saber como configurar.


Configuração na prática


Primeiro iremos configurar a integração no Ramper Pipeline nos seguintes passos:

  • "Linkar" as ferramentas usando o TOKEN Ramper Marketing.
  • Vincular os campos que deseja integrar entre as ferramentas.
  • Definir o funil e etapa que o lead entrará no Ramper Pipeline.

Vamos lá?
😊


Ramper Pipeline (LinkSeller)


  1. Na tela inicial, passe o mouse sobre ⚙ Gerenciar e clique em 🔌Integrações.

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  2. Na próxima página, na seção de Integrações Nativas Ramper, clique em Ativar (Ou Editar caso já tenha configurado antes),  no quadro LAHAR by Ramper.

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    IMPORTANTE! Nessa etapa será necessário ter o seu Token Ramper Marketing (LAHAR). Clique aqui para saber como localiza-lo.

  3. Na próxima tela clique em Passo 1 - Conexão.

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    Depois, cole seu Token Ramper Marketing (LAHAR) no campo Token da LAHAR e clique no botão Salvar (será testado a Conexão):

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  4. Nesse momento vamos escolher quais campos do Ramper Marketing (LAHAR) queremos passar para o Ramper Pipeline (Linkseller), os campos EmailNome (Organização) e Nome (Pessoa) são obrigatórios.

    Vamos fazer isso selecionando na caixa suspensa qual campo do Ramper Marketing queremos vincular com o correspondente do Ramper Pipeline.

    Caso deseje não vincular algum campo, basta deixar selecionada a opção ❌Não vincular (deixar vazio):

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    obs: Todos os campos do Ramper Marketing podem ser vinculados nessa integração, inclusive os campos personalizados
    Caso precise de um novo campo no Ramper Pipeline, basta criar um campo adicional.


  5. Na próxima tela, vamos cadastrar o(s) fluxo(s), nesse passo vamos definir em qual funil e etapa o lead irá entrar no Ramper Pipeline. Para isso, preencha: 



    • Nome desse fluxo (Para Identificação interna do fluxo no Ramper Pipeline).
    • Tipo de entidade (Organização ou Pessoa).
    • Título da oportunidade (Será o título passado para a oportunidade na LinkSeller).
    • Responsáveis (Vendedores que vão receber esses leads) ¹. 
    • Etapa de venda ².
    • Data de fechamento da oportunidade ³.
    • Valor da receita 4 .

      ¹ 
      Os leads são divididos igualmente e designados de forma randômica aos vendedores cadastrados.

      ² Funil e etapa em que o lead vai entrar no Ramper Pipeline.

      ³ É possível definir em quantos dias está previsto para que a oportunidade (Negócio) seja fechada.

      4  Pode ser configurado um valor de receita padrão para esse fluxo ou pode ser preenchido com valor zero.
    Clique em Salvar e gerar URL.  Iremos usar essa URL para configurar o envio do lead no Ramper Marketing, via Automação de Marketing.

    Além disso, nesse passo podemos cadastrar mais de um fluxo, como por exemplo, cadastrar um fluxo para cada etapa de um funil. Dessa forma os leads vão atender a condição de entrada de automações de marketing diferentes no Ramper Marketing e já serão direcionadas para o funil e etapa corretos no Ramper Pipeline.

    É possível cadastrar quantos fluxos desejar, basta clicar em ➕Adicionar outro Fluxo e fazer o passo a passo acima novamente.


  6. Copie a URL, vamos usa-la no Ramper Marketing (LAHAR)Clique em Salvar para irmos ao Passo 4.

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  7. No Passo 4 - Conversão iremos configurar a integração simples no sentido de volta, Ramper Pipeline (Enviando) >>> Ramper Marketing (Recebendo).

    Aqui podemos configurar de forma simples se queremos que o Pipeline retorne uma conversão para o Marketing caso o lead seja ganho ou perdido em um funil específico¹.

    Finalizamos esse passo clicando no botão Salvar.

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    ¹ Caso tenha apenas um funil cadastrado, será mostrado na tela somente uma opção de ganho ou perdido. Se houverem mais funis, será possível configurar ganho ou perdido no funil específico, conforme exemplo a cima.


Agora vamos para as configurações no Ramper Marketing (LAHAR), não se esqueça de copiar a URL do Fluxo gerada no passo 6.


Ramper Marketing (LAHAR)


Para esse passo a passo será necessário ter ou criar uma Automação de Marketing. Não sabe como fazer isso? 🤔

Não tem problema! clica no link a baixo que a gente te explica 😉


Nesse ponto iremos definir qual gatilho irá enviar o lead para o Ramper Pipeline.

Conforme explicamos no começo desse artigo, os gatilhos podem ser "Converteu na página..." e "Entrou na lista", dentro dessas, as possibilidades são inúmeras, conforme mostramos em alguns exemplos simples no começo.



  1. Na tela inicial clique em Automação de Marketing.

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  2. Na próxima tela localize (ou crie) a automação que deseja inserir a URL de direcionamento do lead para o Ramper Pipeline (Linkseller). Clique em Ações e depois em Editar*.

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    *Para editar uma automação ela precisa estar inativa. 


  3. Na próxima tela, se posicione na aba Passo a Passo e defina:

    • Condição de entrada

      Gatilho que ao lead atender, será direcionado para o Ramper Pipeline, Lembrando que temos duas formas de criar os gatilhos:

      • Converteu na página...
      • Entrou na lista

    •  Executar após

      Aqui iremos configurar quanto tempo após o passo anterior (condição de entrada) queremos que a ação (enviar lead para o Ramper Pipeline) seja executada. 

      Digamos que o lead deva ser enviado imediatamente após a condição de entrada ser atendida, então, iremos configurar:

      Enviar após 0 dias 0 horas 1 minutos

    • Definir ação

      No caso dessa integração, iremos selecionar a opção Enviar lead para a URL de integração do Ramper Pipeline. 

      É possível configurar mais de um ação no mesmo passo, como por exemplo:

      •  Enviar lead para a URL de integração do Ramper Pipeline
      •  Incluir tag ao lead
      •  Alterar dono do lead

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      Feito isso, clique em Salvar e você será direcionado para a sua listagem de automações.


  1. Na próxima tela, clique em Ativar para que seu fluxo fique ativo e pronto, assim que o lead atender a condição de entrada (gatilho) desse fluxo de automação de marketing, será direcionado para o funil e etapa definido no Ramper Pipeline.

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    Assim finalizamos a integração entre Ramper Marketing (LAHAR) e Ramper Pipeline (LinkSeller).

    A partir de agora, todos os leads que atenderem a condição de entrada (gatilho) desse fluxo de automação de marketing serão enviados para o funil e etapa definidos no Ramper Pipeline CRM.


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Chame nossa equipe de suporte no chat, estamos á disposição para atende-los 😊