O que é Ramper Pipeline
(LinkSeller)?
Ramper Pipeline
(LinkSeller) é
um sistema CRM de vendas
brasileiro para pequenas e
médias empresas, que
desejam um sistema fácil
de usar, versátil, e
focado em aumentar as suas
vendas.
Como funciona a integração?
Ramper Marketing (Enviando)
>>> Ramper Pipeline
(Recebendo)
O envio de
informações dessa integração é
feito através do módulo
de Automação de
Marketing por
meio de uma das ações que
é Enviar
o lead para URL de integração do Ramper
Pipeline, com
essa opção é possível definir
para qual funil e em qual
etapa do Ramper Pipeline
(Linkseller) será
enviado o lead com suas
informações já registradas no Ramper Marketing
(LAHAR).
Podemos configurar os seguintes
gatilhos:
- "Converteu na página..." que são conversões do lead em:
- Landing pages
- Formulário externo
- Integração de formulários
externos
(Site próprio)
- Integração com outras ferramentasPor exemplo, podemos criar uma landing page de "Solicitação de orçamento" e definir a conversão nessa landing page como o gatilho de envio do lead para o Ramper Pipeline na etapa "Solicitou orçamento" de um funil X.
- Landing pages
- "Entrou na lista":Nesse caso estamos falando de segmentação de contatos onde podemos fazer diversas listas filtrando os grupos de contatos por características específicas, seguem alguns exemplos:
- Leads que clicaram num
determinado
link de um email.
- Leads que abriram um email
específico.
- Leads que possuem uma ou mais
TAGs
cadastradas.
- Leads que possuem uma
determinada pontuação no Lead
Scoring.
- Leads que possuem um determinado perfil de Lead Scoring (A, B, C ou D).Um exemplo prático pode ser o seguinte, criamos uma lista segmentada filtrando os leads que possuem perfil A no Lead Scoring e usamos essa lista como gatilho de envio do lead para o Ramper Pipeline, na etapa "Lead Qualificado", de um funil X.
- Leads que clicaram num
determinado
link de um email.
Ramper Pipeline (Enviando) X
Ramper Marketing
(Recebendo)
A integração no sentido
de volta é feita no Passo 4 -
Conversão das
configurações no
Ramper Pipeline.
Nela podemos
configurar
de
forma
simples
se
queremos
que o
Pipeline
retorne
uma
conversão
para o
Marketing
caso o
lead
seja ganho
ou
perdido em um
funil
específico.
Dessa
forma
podemos
trabalhar
com a segmentação desses
leads
no
Ramper
Marketing
e
fazer ações específicas para
leads ganhos
ou
perdidos. Seguem
alguns exemplos
simples:
- Ganhos
Boas Vindas/Onboarding: Configurar um fluxo de automação de marketing que irá nutrir o lead ganho como emails de boas vindas e onboardingPesquisa de satisfação: Configurar um fluxo de automação de marketing enviando uma pesquisa de satisfação para os leads em um determinado tempo após terem sido ganhos, ou, logo após finalizar o fluxo de boas vindas. - Perdidos
Recuperação/Promoção: Segmentar leads perdidos e nutri-los através de campanhas de email marketing com promoções ou novidades.
Cupom de desconto: Configurar um fluxo de automação de marketing enviando um cupom de desconto para leads perdidos há um determinado tempo.
Também é possível fazer
envios
de informações mais elaboradas
através
do Webhook do Ramper Pipeline. Clique
aqui para saber como
configurar.
Configuração na prática
Primeiro iremos
configurar a
integração no Ramper
Pipeline nos
seguintes passos:
- "Linkar" as ferramentas usando o TOKEN Ramper
Marketing.
- Vincular os campos que deseja integrar
entre as ferramentas.
- Definir o funil e etapa que o lead entrará no Ramper Pipeline.
Vamos lá? 😊
Vamos lá? 😊
Ramper Pipeline (LinkSeller)
- Na tela inicial, passe o mouse sobre ⚙ Gerenciar e clique em 🔌Integrações.
- Na próxima página, na seção de Integrações Nativas Ramper, clique em Ativar (Ou Editar caso já tenha configurado antes), no quadro LAHAR by Ramper.IMPORTANTE! Nessa etapa será necessário ter o seu Token Ramper Marketing (LAHAR). Clique aqui para saber como localiza-lo.
- Na próxima tela clique em Passo 1 - Conexão.Depois, cole seu Token Ramper Marketing (LAHAR) no campo Token da LAHAR e clique no botão Salvar (será testado a Conexão):
- Nesse momento vamos escolher quais campos do Ramper Marketing (LAHAR) queremos passar para o Ramper Pipeline (Linkseller), os campos Email, Nome (Organização) e Nome (Pessoa) são obrigatórios.Vamos fazer isso selecionando na caixa suspensa qual campo do Ramper Marketing queremos vincular com o correspondente do Ramper Pipeline.Caso deseje não vincular algum campo, basta deixar selecionada a opção ❌Não vincular (deixar vazio):obs: Todos os campos do Ramper Marketing podem ser vinculados nessa integração, inclusive os campos personalizados.Caso precise de um novo campo no Ramper Pipeline, basta criar um campo adicional.
- Na próxima tela, vamos cadastrar o(s) fluxo(s), nesse passo vamos definir em qual funil e etapa o lead irá entrar no Ramper Pipeline. Para isso, preencha:
- Nome desse fluxo (Para Identificação interna do fluxo no Ramper Pipeline).
- Tipo de entidade (Organização ou Pessoa).
- Título da oportunidade (Será o título passado para a oportunidade na LinkSeller).
- Responsáveis
(Vendedores
que
vão
receber
esses
leads)
¹.
- Etapa
de
venda ².
- Data
de
fechamento
da
oportunidade
³.
- Valor da receita 4 .
¹ Os leads são divididos igualmente e designados de forma randômica aos vendedores cadastrados.² Funil e etapa em que o lead vai entrar no Ramper Pipeline.³ É possível definir em quantos dias está previsto para que a oportunidade (Negócio) seja fechada.4 Pode ser configurado um valor de receita padrão para esse fluxo ou pode ser preenchido com valor zero.
Clique em Salvar e gerar URL. Iremos usar essa URL para configurar o envio do lead no Ramper Marketing, via Automação de Marketing.Além disso, nesse passo podemos cadastrar mais de um fluxo, como por exemplo, cadastrar um fluxo para cada etapa de um funil. Dessa forma os leads vão atender a condição de entrada de automações de marketing diferentes no Ramper Marketing e já serão direcionadas para o funil e etapa corretos no Ramper Pipeline.É possível cadastrar quantos fluxos desejar, basta clicar em ➕Adicionar outro Fluxo e fazer o passo a passo acima novamente. - Copie a URL, vamos usa-la no Ramper Marketing (LAHAR). Clique em Salvar para irmos ao Passo 4.
- No Passo 4 - Conversão iremos configurar a integração simples no sentido de volta, Ramper Pipeline (Enviando) >>> Ramper Marketing (Recebendo).Aqui podemos configurar de forma simples se queremos que o Pipeline retorne uma conversão para o Marketing caso o lead seja ganho ou perdido em um funil específico¹.Finalizamos esse passo clicando no botão Salvar.¹ Caso tenha apenas um funil cadastrado, será mostrado na tela somente uma opção de ganho ou perdido. Se houverem mais funis, será possível configurar ganho ou perdido no funil específico, conforme exemplo a cima.
Agora
vamos
para
as
configurações
no Ramper
Marketing
(LAHAR),
não se
esqueça
de
copiar
a URL
do
Fluxo gerada
no passo
6.
Ramper Marketing (LAHAR)
Para esse passo a passo será
necessário ter ou criar
uma Automação de
Marketing. Não sabe como fazer
isso? 🤔
Não tem problema! clica no link a baixo que a gente te explica 😉
Não tem problema! clica no link a baixo que a gente te explica 😉
Nesse
ponto iremos definir qual gatilho irá enviar o
lead
para o Ramper Pipeline.
Conforme explicamos
no
começo desse artigo, os gatilhos podem ser "Converteu na
página..." e "Entrou na lista",
dentro
dessas, as possibilidades são
inúmeras, conforme mostramos
em alguns exemplos simples no
começo.
- Na tela inicial clique em Automação de Marketing.
- Na próxima tela localize (ou crie) a automação que deseja inserir a URL de direcionamento do lead para o Ramper Pipeline (Linkseller). Clique em Ações e depois em Editar*.*Para editar uma automação ela precisa estar inativa.
- Na próxima tela, se posicione na aba Passo a Passo e defina:
- Condição de entrada
Gatilho que ao lead atender, será direcionado para o Ramper Pipeline, Lembrando que temos duas formas de criar os gatilhos:- Converteu na página...
- Entrou na lista
- Executar após
Aqui iremos configurar quanto tempo após o passo anterior (condição de entrada) queremos que a ação (enviar lead para o Ramper Pipeline) seja executada.Digamos que o lead deva ser enviado imediatamente após a condição de entrada ser atendida, então, iremos configurar:Enviar após 0 dias 0 horas 1 minutos - Definir ação
No caso dessa integração, iremos selecionar a opção Enviar lead para a URL de integração do Ramper Pipeline.
É possível configurar mais de um ação no mesmo passo, como por exemplo:- Enviar
lead
para
a
URL
de
integração
do
Ramper
Pipeline
- Incluir
tag
ao
lead
- Alterar
dono
do
lead
Feito isso, clique em Salvar e você será direcionado para a sua listagem de automações. - Enviar
lead
para
a
URL
de
integração
do
Ramper
Pipeline
- Na próxima tela, clique em Ativar para que seu fluxo fique ativo e pronto, assim que o lead atender a condição de entrada (gatilho) desse fluxo de automação de marketing, será direcionado para o funil e etapa definido no Ramper Pipeline.Assim finalizamos a integração entre Ramper Marketing (LAHAR) e Ramper Pipeline (LinkSeller).A partir de agora, todos os leads que atenderem a condição de entrada (gatilho) desse fluxo de automação de marketing serão enviados para o funil e etapa definidos no Ramper Pipeline CRM.
Ficou com alguma
dúvida? 🤔
Chame nossa equipe de suporte no chat, estamos á disposição para atende-los 😊
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