O que é?

Parâmetros UTM (Urchin Tracking Module) são alguns parâmetros que o google utiliza para rastrear ou "entender" URL's.

Agora eles são adicionados em URL's automaticamente pela LAHAR, facilitando a forma como o Analytics irá analisar e rastrear essas informações, sendo possível identificar informações como nome da campanha de e-mail que gerou aquela fonte de tráfego. Como podemos ver na imagem abaixo.


Estes parâmetros são inseridos no e-mail marketing e não comprometem a funcionalidade deste recurso.

Para que servem?

Estes parâmetros UTM servem para que você consiga identificar de maneira detalhada de onde está vindo o tráfego de suas páginas, assim é possível ver no Analytics quais campanhas de e-mail marketing, por exemplo, estão trazendo mais resultados para o seu negócio.

Quais são os benefícios?

Você poderá identificar quais são os resultados de cada uma de suas campanhas disparadas pela LAHAR e assim conseguirá planejar suas estratégias de marketing digital com base nestes dados, de forma assertiva. 

O que acontece quando você insere uma URL personalizada na LAHAR?

  • UTM source e medium: Ao inserir um valor customizado, serão substituídos SEMPRE por "Lahar" e "email", respectivamente. Caso não seja inserido, a LAHAR insere com estes valores padrões.
  • UTM campaign: Ao inserir um valor customizado, vale o valor dele (com tratamentos adequados para servir como parâmetro de URL). Caso não seja inserido, a LAHAR insere um valor padrão contendo a data e o nome da campanha.
  • Outros parâmetros: A LAHAR mantêm inalterados.

Qualquer dúvida sobre este novo padrão, entre em contato com a nossa equipe!