Uma prática bastante comum na internet é a que se conhece como E-mail Marketing. O nome descreve com exatidão a sua finalidade: promover campanhas de marketing (promoções, oferta de produtos exclusivos, descontos, entre outros) para uma base de e-mails.

No entanto, quando o e-mail Marketing é enviado para uma base de e-mails que não permitiu ou consentiu em fazer parte dessa base, ela pode ser caracterizada como SPAM, por mais que a campanha seja realizada de maneira profissional e seguindo as boas práticas.

Quando o E-mail Marketing é feito corretamente, em que o cadastro ocorre com o consentimento do usuário e este pode se descadastrar a qualquer momento, as chances de criar um relacionamento de qualidade e consequentemente gerar negócios são maiores, uma vez que, se a pessoa concordou em receber aquele conteúdo, está mais disposta a fazer uma compra ou realizar alguma ação.

Portanto, para quem deseja trabalhar com esta forma de divulgação, é importante seguir algumas recomendações simples, mas essenciais, como:

- Deixar claro qual tipo de conteúdo o usuário receberá ao se cadastrar
- Permitir que a pessoa se descadastre o seu endereço a qualquer momento
- Não enviar ofertas enganosas ou distorcidas
- Não iniciar uma campanha com listas de e-mail adquiridas de terceiros - se o fizer, estará praticando SPAM.

Veja abaixo algumas dicas úteis para evitar que o seu e-mail caia no spam:

Largura do email:

Atualmente, não existem padrões que regulamentem tamanhos ideais de email. Mas já existem emails responsivos, que se adaptam a diferentes telas.

Depois de vários testes, identificamos que os e-mails que obtém o melhor desempenho são aqueles que possuem um tamanho de largura médio de 500 e 600 pixels. 


Peso das Imagens

O tamanho aceito pela maioria dos provedores de email é pequeno: 100kbs por imagem e, somando-se todas as imagens presentes no email, um total de 500kbs.

Assim, se você enviar um email promocional muito longo, por exemplo, é provável que acabe indo parar no spam. Por isso, é importante colocar poucas imagens e reduzir o tamanho delas.

Caso esteja desrespeitando essas regras, provavelmente terá problemas com suas taxas de entrega de email.

Tamanho do assunto

O ideal, é que o assunto tenha entre 20 e 41 caracteres. Se forem mais longos que isso, terão dificuldades em visualizações através de dispositivos mobile e provavelmente não serão destacados junto à grande quantidade de emails na caixa de entrada do destinatário.

Evitar determinadas palavras na linha de assunto

Segue abaixo uma lista com algumas palavras e expressões que são fiscalizadas por filtros antispam e normalmente atribuem pontuação negativa nas mensagens. Sugerimos que evite utilizar as palavras abaixo no assunto e no “corpo” da mensagem.

- Compre
- Aproveite
- Grátis
- Desconto
- Promoção
- Oferta
- Imperdível
- Preços/Valores
- Frete grátis
- Despachamos para todo o Brasil
- Só até amanhã
- Urgente
- Não perca tempo
- Tempo limitado
- Agora/Já

Evite também utilizar pontuações em excesso (!, ?), e NUNCA escreva sua linha de assunto em caixa alta.
O objetivo do assunto é explicar o conteúdo do email em poucas palavras, mas de forma simples, e evitando utilizar as palavras citadas acima.

Segmente sua lista de contatos

A segmentação por características aumenta a eficácia da campanha, pois a mesma garante a entrega do conteúdo certo para o perfil ideal, e tem como principal objetivo ampliar a conversão.

Assim, você estará entregando o conteúdo mais apropriado para um perfil de audiência que pode gostar daquele conteúdo.

Para saber como criar uma lista segmentada clique aqui.

Utilize templates em HTML e não somente imagens

É de extrema importância garantir uma boa proporção de texto e imagens para otimizar seus envios.

Boa parte dos artigos encontrados na internet, falam sobre esse assunto e alertam que é o envio de uma imagem única terá grande chance de cair no spam. Muitos recomendam uma proporção 60% texto e 40% imagem, para garantir uma melhor entregabilidade.

Uma dica importante é que todos os templates nativos da LAHAR são todos em HTML e já otimizados para o recebimento nas principais caixas de entradas.

E aí, gostou das nossas dicas? Se você quiser saber mais sobre o assunto, acesse o Checklist de como criar sua campanha de e-mail marketing do ZERO sem esquecer nenhum detalhe que produzimos em parceria com a Pluga!

Qualquer dúvida entre em contato com a nossa equipe, será um prazer te ajudar!