O novo Google Analytics 4 trouxe algumas mudanças significativas em relação aos dados do Universal Analytics. As principais mudanças são:

  • Modelo de dados atualizado: o GA 4 possui um modelo de dados atualizado que inclui novos eventos, parâmetros e propriedades que não existiam no Universal Analytics.
  • Eventos aprimorados: no GA 4, os eventos são mais flexíveis e podem ser personalizados de acordo com as necessidades do usuário. Além disso, os eventos agora são mais detalhados e podem fornecer mais informações sobre as interações do usuário com o site ou aplicativo.
  • Integração com o Google Ads: o GA 4 tem uma integração mais robusta com o Google Ads, permitindo que os usuários vejam como seus anúncios estão afetando o comportamento do usuário no site ou aplicativo.
  • Foco na privacidade: o GA 4 foi desenvolvido com foco na privacidade do usuário, tornando-se mais fácil para as empresas coletarem dados de forma ética e transparente.
  • Maior ênfase no machine learning: o GA 4 tem uma ênfase maior no machine learning, permitindo que os usuários obtenham insights mais precisos e relevantes sobre seus dados.
Essas são as principais mudanças nos dados do Universal Analytics para o novo Google Analytics 4.



O que muda no Ramper Marketing? 

Visitas nas páginas

  • Devido à mudança no ID de Métricas (Tags do GA) instalados nos sites, algumas informações que são recuperadas em tempo real sofreram impactos, uma delas é o resumo de visitas das Landing Pages.
  • Neste primeiro momento, não foi possível recuperar as informações com o histórico do GA Universal Analytics, mas isso não quer dizer que os eventos futuros que ocorrerem nas páginas não serão capturados. Como houve a mudança no ID de Métricas, os novos eventos que ocorrem nas páginas serão enviados ao novo Fluxo de Dados criado no GA4 e, com isso, as informações serão apresentadas à medida que os eventos ocorrerem.
  • Incentivamos o uso da nova integração do GA4 para que possamos evoluir e entregar a melhor experiência possível. No entanto, ainda será possível manter a mesma integração com o GA Universal Analytics, mas o usuário precisará configurar a conta de acordo com as regras e instruções do próprio Google.

  • Uma mudança notável no GA4 diz respeito às informações dos relatórios. Algumas métricas foram substituídas por outras, o que pode causar diferenças nos valores computados em comparação com o GA Universal Analytics. No entanto, os relatórios ainda fornecem informações baseadas no GA4.

Configurações no Ramper Marketing 

  • Para o cliente fazer a nova atualização, será necessário desconectar do Google Analytics e conectar com o GA4. O passo a passo para essa configuração não mudou, caso tenha dúvidas, acesse aqui.

Image Placeholder