O QUE É UM FUNIL DE VENDAS?




Dentro do Inbound Marketing o Funil de Vendas é uma das partes mais complexas e importantes. Podemos dizer que o funil de vendas é o conjunto de etapas pelas quais um visitante passa até se tornar seu cliente. Se pudéssemos calcular a média de etapas entre os Funis de Vendas, falaríamos algo em torno de 5 a 7 etapas.

As Principais etapas do Funil de Vendas

  • Visitantes: Está é a primeira etapa do funil de vendas, estão inclusas aqui basicamente todas as pessoas que por alguma razão chegam ao seu site através de qualquer fonte de trafego, como Google, redes sociais, anúncios entre outras.
  • Leads: Nessa fase do funil é o momento de conseguir o máximo de dados possíveis deste usuário através de algum formulário ou Landing Page. Geralmente a estratégia para conversão é a disponibilização de algum tipo de oferta que só poderá ser acessada após a identificação do visitante.
  • Lead Qualificado: O momento da qualificação existe para entender se o cliente realmente está interessado em sua solução. Também conhecida como "Nutrição de Leads" essa etapa é o momento de enviar conteúdos direcionados aos interesses de cada lead e de acordo com o as ações que o lead realiza em seus conteúdos você poderá definir se o lead está ou não qualificado para a próxima etapa. 
  • Oportunidade: Agora é a hora do time de vendas entrar em ação. Já com todas as informações do lead em mãos, os vendedores conseguem entender o perfil de cada um deles e ofertar exatamente aquilo que lhes é de interesse. Neste momento deve-se ter o cuidado de identificar o real estágio do lead na jornada de compra para que o contato seja eficiente e não desperdice todo o conhecimento gerado até aqui pela empresa.
  • Cliente: Ao realizar a primeira venda para a oportunidade ela se torna um cliente. Planeje e comunique sua entrega, sempre alinhando expectativas entre a empresa e o cliente. O foco nesse estágio deve ser a retenção, estímulo à compra de novos produtos ou à recomendação de novos clientes. Esse deve ser um trabalho contínuo entre as áreas de vendas, sucesso do cliente e marketing.