O que é SMS?


SMS (Short Message Service), também conhecido popularmente como torpedo, é uma das soluções mais utilizadas pelas empresas para se comunicar com seus clientes.

Com entrega imediata, custo menor que a maioria das mídias e taxa de abertura de até 98%, é possível impactar 100% dos usuários mobile com mensagens de texto de até 160 caracteres.

Por isso, o formato segue em constante crescimento, mesmo com a popularidade de outros canais de mensagem, tornando-se cada vez mais estratégico na automação de comunicações de pequenas, médias e grandes empresas.

Você sabia que a LAHAR oferece esse recurso a partir do plano Professional?

Caso ainda não conheça, esse post irá te ajudar a entender o funcionamento do recurso, como utilizar e boas práticas ☺

 

Como funciona o envio de SMS?


Atualmente todos os disparos realizados através do software, é feito por uma empresa parceira chamada Zenvia.

O Zenvia é uma grande empresa renomada na área, que segue todas as normas da ANATEL para o envio das mensagens.



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Boas Práticas


Seguem abaixo alguns pontos importantes que precisamos saber antes de realizar o envio de uma campanha de SMS:


       Atenção ao horário de envio:

A ANATEL permite o envio de mensagens publicitárias apenas de segunda à sexta-feira entre as 09h e 20h.


       Evite usar símbolos:

A codificação da operadora e do celular de seu contato pode não aceitar símbolos e acentuação, causando assim o risco de má interpretação de sua mensagem pelo seu contato.


       Nunca compre ou utilize lista de SMS:

Envie SMS apenas para os contatos que optaram por receber suas mensagens, com isto você irá garantir uma boa reputação da sua marca e terá uma boa imagem junto aos seus contatos que realmente solicitaram interagir com você.


        Cuidado com a recorrência de envios:

O maior motivo de descadastro em uma lista de contatos é a quantidade de envio, portanto não envie diariamente mensagens para os seus contatos, bom senso sempre será o melhor caminho a seguir neste quesito.

Apesar de a legislação não ser taxativa neste caso, empresas comprometidas com o consumidor final respeitam limites, muitas vezes estabelecidos por elas mesmas. Tudo isso para não inundar a caixa de mensagens do cliente.


        Cuidado com a utilização de links:

Toda campanha composta por links passa por uma análise antes do envio.

Essa análise tem como objetivo garantir que o conteúdo inserido dentro da URL, não seja conteúdo malicioso ou indevido.

Campanhas com URL sem encurtador de links, passa por uma análise automática que pode levar até 60 minutos para que seja aprovada e enviada.

Já mensagens que contém links encurtados por ferramentas como: Bit.ly, Tiny URL e Cuttly passa por uma análise manual, o que acaba levando um tempo maior para o envio.


        Limite de caracteres:

No mundo inteiro, qualquer mensagem de SMS em massa ou individual tem sempre um limite máximo de 160 caracteres. Contamos como um caractere cada letra, número, sinal, ponto e espaços. Esta limitação está dentro das redes GSM que transportam as mensagens “pelo ar”.

No seu celular, se você digitar uma mensagem maior do que 160 caracteres, o que o aparelho vai fazer é enviar 2 mensagens, com um código especial, para que o aparelho que recebe junte as duas em uma só, fazendo o que chamamos de mensagem longa ou concatenada.

O único problema disso é que quando falamos de envio de SMS em massa, estamos dobrando a quantidade de mensagens enviadas, e provavelmente vamos também dobrar o custo da nossa ação. Então o melhor é montar uma mensagem que seja curtinha mesmo. Até porque as pessoas acabam não lendo textos muito longos.

 

Quais as formas de utilizar o recurso?


É possível realizar envios de SMS com diversos objetivos diferentes, seguem alguns exemplos:

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