As landing pages são páginas que apresentam um formulário de conversão, sendo muito comum oferecer algum material gratuito, como e-books ou vídeo aulas, em troca do email do visitante, há ainda a possibilidade de pedir um orçamento ou mesmo efetuar compras. Se você quer entender melhor o que é uma Landing Page e como você pode usá-la na sua estratégia de Marketing Digital, acesse o tópico O que são as Landing pages? Para que servem?.

Abaixo temos o passo a passo para você ciar a sua Landing Page.


Acesse no menu superior a opção [Geração de Leads] e clique na opção [Landing Pages]




Clique no botão [+Criar Landing Page] para abrir o assistente de criação.





O assistente de criação está dividido em 4 etapas, veja abaixo o que fazer em cada uma delas:

A primeira etapa é chamada de Modelo, nessa etapa você irá definir o nome da sua Landing Page e o modelo que irá usar para criação.

Existem diversos modelos que foram desenvolvidos pela LAHAR com o que há de mais moderno no mercado, e para cada necessidade que você tenha de criar uma Landing Page, haverá um modelo para lhe atender. Entre os modelos disponíveis, iremos usar para efeito de teste durante esse passo a passo o modelo de Conversão Centralizada.



Depois de selecionado clique no botão [Salvar e Continuar] para avançar para a próxima etapa.

A próxima etapa é onde você irá definir todo o conteúdo da sua Landing Page, o conteúdo desse modelo selecionado está dividido da seguinte forma.

Cabeçalho: Local onde você irá definir o título e subtítulo da página.


Tópicos e Descrições: Local onde você irá definir todos os textos que serão apresentados no corpo da Landing Page.




Área de conversão: Local onde você irá definir o título do formulário e do botão de ação além da descrição que será exibida no formulário da página.



Campos do formulário: Local onde você irá definir quais os campos serão apresentados para seu visitante na área de conversão da página.


Agora clique no botão [Salvar e Continuar] para avançar para próxima etapa.

A penúltima etapa do assistente é referente à configuração da aparência da sua Landing Page, nessa etapa você irá basicamente definir as cores de cada objeto da sua Landing Page e também as inserir as imagens que podem variar para cada modelo selecionado na primeira etapa.

Ainda nessa etapa você tem ao lado direito da página o botão [Visualizar Prévia] que você pode usar para acompanhar como a sua Landing Page está ficando sem a necessidade de encerrar e publicar a mesma.



Na sequencia ainda em Aparência há o campo para Customização Avançada de CSS, nela você pode alterar basicamente qualquer configuração visual da página, como por exemplo remover um elemento da página ou definir tamanhos variados para os textos da Landing Page.



No final desta página há o campo para Customização Avançada Scripts, nela você pode inserir seu próprio código Script ou então definir scripts personalizados.




E para encerrar o processo de criação da Landing Page na última etapa você deve ajustar todas as configurações da página, abaixo vemos cada item a ser configurado.

Geral: Nessa área você irá definir qual será o endereço da sua página, onde recomendamos usar os mesmos termos do título da sua página, a endereço que a Canonical Tag irá apontar e a Meta Description que é utilizada para indexar dos buscadores como o Google.





Ações do formulário: Nessa área você irá definir quais as ações que irão ocorrer logo em seguida a conversão do seu visitante, podendo selecionar se deseja ou não que seja exibida uma mensagem na tela do visitante e se você deseja ou não redirecionar o visitante para outra página após a conversão.




Compartilhamento nas mídias sociais: Nessa área você deve configurar as informações da sua Landing Page que serão exibidas quando você ou qualquer outro usuário publicar essa página nas mídias sociais. Essas opções definem o titulo que será apresentado no compartilhamento, podendo ser diferente do titulo original da página, qual a descrição da página e a ultima opção se você deseja habilitar na Landing Page os botões de compartilhamento nas mídias sociais.





Tags do Contato: Usando essa opção você define uma Tag que será atribuída ao visitante assim que realizar a conversão, recomendamos o uso de Tags principalmente para quem deseja segmentar a sua base de contatos.



Notificações e Conversões: Utilize essa opção caso você deseja que um email receba uma notificação toda vez que houver uma nova conversão nessa Landing Page.




Email de agradecimento: Utilize essa opção caso você desejar enviar um email para o Lead que acabou de converter na Landing Page no momento em que a conversão é realizada, um exemplo de uso dessa opção é quando você promete na Landing Page o envio de algum "presente" para o visitante, então você pode usar essa opção para enviar o "presente" assim que a conversão for realizada.





Para concluir a criação da Landing Page clique agora no botão [Salvar e Sair].

Veja que a sua Landing Page ainda não está no ar, para isso você precisa clicar no botão [Publicar] para que a página tenha seu status alterado de Não Publicado para Publicado.