A LAHAR permite criar formulários para que sejam inseridos diretamente no seu site.

Para criar um novo formulário, acesse no menu superior a guia [Geração de Leads], clique na opção [Formulários] e depois clique no botão [+Adicionar].



 A geração do formulário está dividida em cinco etapas, vamos entender cada uma delas agora.


Configurações
Nessa etapa, é necessário definir o nome do formulário, lembre-se de usar nomes que façam referência ao local onde o formulário será inserido, para facilitar que você identifique ele por exemplo quando for configurar uma ação na Automação de Marketing.
Além disso, será exibido nessa etapa o campo "Identificador do formulário", que será gerado após você salvar o formulário, essa informação não é possível editar.




Textos
Nessa etapa, é necessário definir todos os textos que vão ser apresentados dentro da área do formulário, são eles:
  • Título e Subtítulo: São as duas linhas que ficam no topo do formulário, você pode definir também o tamanho da fonte de cada linha, ou até mesmo ocultar uma ou outra informação, de acordo com a sua necessidade.
  • Descrição dos campos: Você irá configurar duas opções de exibição, podendo exibir o nome do campo dentro do próprio campo ou superior a ele. Recomendamos que utilize apenas uma das informações, para que esteticamente o formulário fique com uma apresentação mais agradável aos seus visitantes.
  • CAPTCHA: Habilita o campo que irá solicitar uma soma aleatória a cada vez que a página for carregada, para garantir que seu formulário não seja preenchido por robôs. 

  • Botão: Define o texto que é exibido dentro do botão de ação. 

  • Rodapé: É o texto exibido na parte inferior do formulário.





Aparência
Nessa etapa você pode alterar as dimensões do formulário e as cores dos componentes, selecionando na opção ou digitando o código hexadecimal da cor. É possível alterar as cores de fundo, texto, campos e botões.



Aparência - Edição CSS

Ao final da aba aparência temos o campo para edição avançada dos elementos visuais de seu formulário, onde você pode inserir códigos CSS para alterar propriedade visuais do formulário. Se você precisa de ajuda nesse assunto, veja esse nosso tópico sobre customização avançada CSS Clique aqui!




Conversão

Nessa etapa você define tudo o que ocorre com o visitante na sua base após ele se tornar um lead, ações como mensagem de agradecimento exibida na própria página após a conversão, redirecionamento para outra página e ainda a notificação por email referente a conversão e a inserção de tags no contato que converteu. 




Ainda em Conversões você pode configurar um email de agradecimento personalizado que será enviado ao lead após a conversão.





Aplicar Form

Nessa etapa você recebe a orientação e informações necessárias para conseguir inserir o formulário no seu site.


  • Incorporar: Neste campo, será gerado um código HTML que você deve copiar e colar no código fonte do seu site, no local/página onde você quer que o formulário seja exibido.
  • Apoio Técnico: Caso você não entenda de códigos HTML e não sabe como inserir o formulário no seu site, você pode utilizar esse recurso para que a própria ferramenta envie um email para o responsável do seu site, informando o código que deve ser inserido. Esse caso é geralmente usado, quando o responsável pelo site não possui acesso a sua conta na LAHAR, então você através deste recurso enviará todas informações necessárias para que o responsável consiga inserir o formulário no seu site.






Você pode criar um formulário e aplicar em várias páginas do seu site ou blog, porém recomendamos que você crie um formulário para cada uma das páginas que você for inserir, assim você consegue ter mais informações sobre seus leads e usar essas informações na estratégia de segmentação da sua base de contatos. Se você quiser saber mais sobre lista segmentadas, acesse o tópico "Como segmentar uma base de contatos ".