Os bounces são retornos dos provedores aos endereços de e-mail que apresentam algum erro. Quando um e-mail é rejeitado pelo servidor do destinatário, considera-se que houve um "bounce". Existem dois tipos de bounce, que são caracterizados pelas seguintes situações:
Hard bounce: ocorre quando um email não pode ser entregue por razões permanentes. Estas razões podem ser muitas, mas as mais comuns são:
- A caixa postal do destinatário não existe no domínio de destino;
- O nome de domínio não existe;
- O servidor de e-mail do destinatário bloqueou os recebimentos.
Soft bounce: é um email que não foi entregue por razões temporárias, sendo as seguintes as mais comuns:
- A caixa de entrada do destinatário está cheia;
- Pode ter ocorrido falha de recebimento por parte do destinatário ou algum bloqueio no destino;
- O tempo de email na fila expirou. O servidor de envio tentou retransmitir ou entregar a mensagem.
Na LAHAR, os contatos que retornam com Soft bounce irão continuar aptos a serem usados em novas campanhas e os Hard bounce serão configurados como não aptos a receberem emails!