Boas práticas na importação de contatos

Listas de contatos para importação são as principais causadoras de altos índices de Hard Bounce e por vezes de Soft Bounce, Spam Report e Descadastro das suas campanhas de emails. Esses problemas não trazem nenhum tipo de retorno comercial e ainda reduzem seu retorno financeiro. Além disso, eles podem prejudicar muito sua reputação como bom enviador de emails, o que irá diminuir o desempenho de todas campanhas de emails atuais e futuras.

Para evitar que isto aconteça tenha bastante cuidado na importação de contatos com as seguintes características:

Base de contatos comprada: Em hipótese alguma você deve importar uma base de contatos comprada. Estas bases tendem a ter uma péssima qualidade e são repletas de endereços de emails desatualizados e inválidos. O que representa um grande risco para a sua reputação. Além disso, estes contatos nunca tiveram uma interação com você, o que irá prejudicar bastante o engajamento deles com as suas campanhas e provavelmente resultará em altos índices de Spam Report e Descadastro. Por fim, comprar listas é ilegal de acordo com o CAPEM (Código de Autoregulação para prática  de Email Marketing) de regulamentação brasileira e o CAN-SPAM (Controlling the Assault of Non-Solicited Pornography And Marketing) de regulamentação internacional.

Base de contatos antiga:
Se a sua empresa tiver alguns anos de vida é muito comum que você tenha contatos registrados no seu CRM ou mesmo em uma planilha que foram captados a mais de um ano. Estes contatos tem boas chances de estarem desatualizados ou simplesmente não existirem mais, podendo inclusive terem se tornado Spam Traps, o que é extremamente prejudicial para a sua reputação. Ao importar uma lista com mais de um ano de existência é extremamente recomendado que você tenha bastante cuidado nos primeiros envios, segmentando a sua base para que você possa enviar pequenos lotes de emails para os seus contatos, preferencialmente com um intervalo de pelo menos um dia. Dessa forma você irá evitar um grande impacto negativo na sua reputação caso a qualidade da lista realmente não seja a adequada.

Base de contatos de parceiro: Tenha bastante cuidado com listas provenientes de parceiros. Mesmo que você esteja fazendo um co-marketing, ou algo nessa linha, lembre-se que o Lead converteu em um evento do parceiro, não seu, dessa forma ele não está esperando um email da sua empresa e isso pode acarretar em baixo engajamento e altos índices de Descadastro e Spam Report. Caso não tenha ficado muito claro para o Lead que ao converter em um evento do seu parceiro ele também estará entrando na sua base de contatos, o ideal é que você siga uma das duas estratégias abaixo:

  1. Pedir para o seu parceiro enviar um email convidando os contatos dele para converterem em uma landing page sua.

  2. Enviar um email contendo a sua marca e a marca do parceiro, para deixar muito claro porque você está enviando esse email e como conseguiu o contato dele. Além disso é importante oferecer explicitamente uma opção de descadastro caso o Lead não queira mais receber os seus emails.

Base de contatos captada off-line: Essa estratégia normalmente lhe trás bastante dor de cabeça. O principal motivo é que é muito comum os seus contatos escreverem seus endereços de email de forma incorreta ou mesmo, na hora de digitar os emails, você errar alguma letra e sem querer acabar criando um email inexistente. Nesse caso você tem uma grande chance de ter altos índices de Hard Bounce, o que é extremamente prejudicial a sua reputação. A recomendação é evitar esse tipo de captação de contatos e, caso seja extremamente necessário, que você utilize uma solução de higienização de lista antes de importá-la na LAHAR.


Importação de campos personalizados

Campos do tipo número: Os dados serão tratados para só contemplarem caracteres numéricos.

Campos do tipo telefone: Os dados serão tratados para só contemplarem os caracteres numéricos e serão importados somente os 11 primeiros dígitos, portanto utilize apenas o formato 99 99999 9999.

Campo do tipo Múltipla seleção: Os dados devem ser inseridos na mesma célula da tabela, separados por ponto e vírgula (;) e os dados que serão importados devem ser idênticos aos que foram inseridos nas opções do campo personalizado. Caso o valor no arquivo a ser importado, não seja encontrado nas opções cadastradas, o valor será ignorado.

Campo do tipo Escolha Unitária e Caixa Suspensa:
Os dados devem ser idênticos aos que foram inseridos nas opções do campo personalizado. Será importado somente o primeiro dado válido, ou seja, o primeiro dado idêntico ao cadastrado no campo customizável. Caso haja outras informações idênticas ou não, elas serão ignoradas, haja visto que estes tipos de campos permitem somente a seleção de uma única opção.

Campos do tipo e-mail, texto curto, texto longo e URL:
Quando houver a importação de registros com campos personalizados, os mesmos serão importados normalmente.