A Automação de Marketing pode te ajudar em vários níveis da sua estratégia de marketing digital.
 
Para criar um fluxo de automação, é necessário antes já ter planejado todo o processo, lembrando que toda a automação é baseada em etapas que são executadas após determinadas ações do lead. Entenda mais sobre o que é Automação de Marketing clicando aqui.

Veja um exemplo simples de um fluxo de automação.




Agora vamos criar esse mesmo fluxo dentro da LAHAR.


Obs.: Os Emails que serão enviados através do fluxo devem ser criados antes da criação do novo fluxo, caso você ainda não saiba criar emails, aprenda como criar emails clicando aqui.



1 - No Menu superior clique em [Automação de Marketing] e em seguida no botão [+ Criar Novo Fluxo].






2 - Na primeira etapa de configurações, você basicamente irá definir o nome do seu fluxo que aqui no exemplo iremos usar o nome "Fluxo Demonstrativo", a prioridade deste fluxo e também configurações relacionadas para quem o fluxo será executado e em qual período o fluxo estará ativo.




Vamos entender cada uma das opções dessa etapa:


  • Prioridade: Define a prioridade de um fluxo, que será comparada aos demais fluxos no momento em que um lead pertencente a este fluxo executa uma ação que é condição de entrada em outro fluxo. A entrada do lead no novo fluxo será permitida apenas quando a prioridade do novo fluxo for maior em relação ao fluxo que ele pertence atualmente. Caso a prioridade do novo fluxo seja menor, mesmo ao executar a condição de entrada o lead permanecerá no fluxo atual. Ou caso a prioridade selecionada for "0 - Fluxo Paralelo", o lead entrará no fluxo mesmo ao estar percorrendo outro, permitindo sua participação em mais de um fluxo.

  • Remover Lead do fluxo ao ser marcado como oportunidade: Quando essa opção for selecionada, um lead marcado como oportunidade será removido do fluxo. Utilize essa opção apenas quando desejar que a continuação da nutrição de um lead marcados como oportunidade não seja necessária.

  • Disponibilizar fluxo apenas para novos Leads: Essa opção deve ser marcada caso você deseja que leads antigos não passem pelo fluxo mesmo quando satisfazerem a condição de entrada do fluxo.

  • Lead poderá reentrar neste fluxo: Ao selecionar essa opção, você ira permitir que o mesmo lead possa participar novamente deste fluxo, após a sua finalização, caso ele venha a cumprir novamente a condição de entrada do fluxo.

  • Não enviar emails durante os finais de semana: Quando essa opção for selecionada, os emails que forem enviados pelo fluxo aos sábados e domingos serão postergados para a segunda-feira seguinte. Utilize essa opção em situações onde você sabe que seus leads não abrem emails aos finais de semana

  • Enviar emails apenas dentro de faixa de horário definida: Quando essa opção for selecionada, os emails que a automação definir para enviar, serão enviados apenas no período configurado, caso a automação programe o envio fora do período, o email será enviado no próximo período.


3 - Após efetuar os ajustes necessários e clicar no botão [Continuar], iremos para a segunda etapa de configuração, nessa etapa iremos definir qual a condição de entrada, ou seja, o que é necessário que ocorra com o lead para que esse fluxo seja iniciado e também todas as ações que serão executadas durante o fluxo.




4 - Configurando o "Fluxo Demonstrativo", fizemos as seguintes alterações, em "Condições de entrada", definimos que será quando o lead converter na página "LP_Captura_01", e em seguida, definimos as duas ações, que são enviar o "EMAIL 1" após 1 dia e o "EMAIL 2" após 2 dias da etapa anterior.

Veja agora como ficará com o fluxo citado a cima já configurado na LAHAR. 







5 - Para concluir, basta clicar no botão [Salvar].






6 - Para tornar o Fluxo ativo e ele começar a ser executado, é necessário clicar no botão [Ativar] do fluxo que acabamos de criar.